É preciso que a mulher tenha objetivos bem definidos como empreendedora e muito planejamento para que se obtenha sucesso e equilíbrio nas áreas profissional e pessoal.
Maria Elisa Salgado Henrique Stella, conta em entrevista exclusiva para a coluna Inspire-se nessas Mulheres do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações como driblou o início de casamento, a maternidade e a jornada dupla dando um salto em sua carreira profissional com a abertura de sua agência de turismo. Ela dá dicas para quem está começando a carreira e quer abrir seu próprio negócio.
Maria Elisa é proprietária da Art Fly Viagens e Turismo há 26 anos, uma agência localizada em São Paulo conceituada no mercado brasileiro que presta serviços de viagens nacionais e internacionais nas áreas - Corporativo, Eventos e Incentivos, Viagens de Lazer e Turismo com imersão em Inglês.
Sobre a Maria Elisa
Canceriana, meiga, de voz suave, delicada, essa mulher de 55 anos e jeito de menina, é casada, mãe de um filho já adulto e empresária.
A empresária encontra tempo para dedicar-se a um hobby muito sensível como artista plástica. Ela pinta óleo sobre tela inspirada nas cores e cenas dos lugares que ela já visitou nos Estados Unidos, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Panamá, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos (Dubai e Abu-Dhabi) e as Ilhas do Caribe como Saint Marteen entre outras...
Um dos grandes prazeres que sua profissão traz é poder viajar por lugares maravilhosos no mundo. Maria Elisa já viajou por destinos fantásticos. " A viagem que eu mais gostei foi para Dhubai e Abu-Dhabi" comenta ela.
Sobre a Mulher Empreendedora
Maria Elisa - Sou formada em Psicologia pela UNIP – Universidade Paulista em meados dos anos 80. Iniciei a minha vida profissional na área de Recursos Humanos.
Depois de 4 anos casei e resolvi montar a minha empresa. Dei uma virada de 360º para abrir a minha própria agência de turismo, a Art Fly. Eu pensava que assim, eu poderia ter uma vida mais independente para poder cuidar da minha família.
Maria Elisa Stella na agência Art Fly | Foto: Acervo Pessoal
Senti que a minha vocação para empreender, acho que estava no meu sangue mesmo e foi se manifestando à medida que eu me envolvia no projeto da agência.
No início, houve um grande impacto, pois, faltavam horas no final dia para cuidar dos assuntos domésticos e familiares com mais profundidade. No entanto, tenho certeza de que todos ao meu redor entenderam os motivos.
Se passaram 26 anos e vejo o quanto evoluímos na agência, de uma simples venda de passagens no início em 1991, até o atendimento do corporativo completo com desenvolvimento de eventos específicos. Crescemos não só em tamanho, mas também em competência.
As barreiras profissionais
Maria Elisa - Passei por algumas barreiras que tiveram que ser superadas, que foram aquelas que qualquer empresário tem que enfrentar no desenvolvimento de seu negócio.
Apesar do meu desejo de fazer o lado prazeroso do negócio, que é o contato com o cliente, eu tive que vestir camisas diferentes como a camisa do contador, do financeiro, do administrador, do RH, do fiscal, do comprador, do analista de TI e por aí vai.
Muitas vezes essas demandas vão atropelando o dia a dia e vamos tendo que enfrentá-las sem tempo de respirar.
Maria Elisa Stella nas ruas de Londres - Inglaterra | Foto: Acervo Pessoal
A administração do tempo
Maria Elisa - O tempo voa e parece sempre faltar algumas horas no dia. O atendimento e atenção ao cliente tomam a maior parte do meu tempo, mas sempre é muito prazeroso. Não dá para esquecer no dia a dia, da administração, das finanças, do desenvolvimento dos funcionários, dos fornecedores e parceiros.
Sou eu quem cuida da minha agenda e, apesar do meu time que é composto por profissionais qualificados, estou sempre envolvida na venda dos nossos serviços.
O equilíbrio entre os papéis profissional e pessoal
Maria Elisa - O meu maior desafio foi o de poder conciliar o meu lado empresarial com o meu pessoal para conseguir um equilíbrio. Muitas vezes o sentimento de que a empresa consumia todo o meu tempo era realmente frustrante.
Além disso, o conflito com o papel de mãe pegou muito forte, pois não sobrava muito tempo para exerce-lo plenamente. O sentimento de culpa do início, com o passar dos anos, foi mudando e vi que isso não impactou no crescimento do meu filho, que conviveu com todo esse processo e reconheceu meu esforço e dedicação.
Maria Elisa Stella | Foto: Acervo Pessoal
Os Desafios na Carreira
Maria Elisa - Como toda empresa pequena, uma das maiores dificuldades foi constatar que a mão de obra capacitada é rara.
Pior é que, para o desenvolvimento da pessoa muitas vezes faltam os elementos de base que o sistema de educação não conseguiu entregar a esses jovens que chegam no mercado.
Sinto também que a falta do espirito empreendedor é mais presente nas pessoas que estão no mercado de trabalho ou tentando entrar nele.
A superação
Maria Elisa - Em um país com tantos altos e baixos (na verdade mais baixos que altos) na economia, os empresários como eu tem que ser muito obstinados e teimosos para seguir em frente, principalmente no início do negócio.
Os primeiros anos, apesar de ricos em aprendizado, foram massacrantes para atingir o equilíbrio financeiro tão necessário para seguir em frente.
Olhar para trás e ver que, os foram problemas superados e as conquistas realizadas, é uma grande satisfação.
A grande motivação
Maria Elisa - A minha grande motivação é saber que a cada dia os nossos clientes contam conosco na agência e que nossa atuação pode fazer a diferença na vida de tantas pessoas.
As experiências internacionais
Maria Elisa - Apesar do contato internacional com parceiros, fornecedores e até alguns clientes, nossa atuação sempre ocorreu no Brasil.
Maria Elisa Stella em Santiago do Chile | Foto: Acervo Pessoal
Os horizontes corporativos
Maria Elisa - Acredito firmemente que os horizontes corporativos estão aí para serem descortinados dependendo apenas do seu foco e persistência.
A Inspiração
Maria Elisa - Sempre procurei me inspirar em pessoas que construíram suas carreiras com dedicação e puderam ser felizes com seu sucesso.
Em toda essa jornada pude contar com meu esposo que me supriu com as informações que eu não dispunha e forneceu todo o apoio e suporte necessários para que eu pudesse seguir em frente.
O reconhecimento
Maria Elisa - É claro que, as premiações são sempre bem-vindas e significam o coroamento do meu trabalho bem feito. Mas a melhor premiação é o meu cliente reconhecer o meu trabalho e a minha dedicação. E graças à Deus, já tive muitas...
Maria Elisa Stella com seu filho no Picadilly Circus em Londes - Inglaterra | Foto: Acervo Pessoal
Os sonhos para o futuro
Maria Elisa - Nessa altura a vida aponta a minha trajetória para dias mais calmos, onde a pressão pode ser aliviada. Quem sabe inverter a dinâmica agora com a minha vida pessoal no comando!
Maria Elisa dá dicas de carreira para novas empreendedoras
Eu me sinto feliz em saber que eu possa ser exemplo a ser seguido. Inspiração sempre gera sua dose de responsabilidade, mas tenho a certeza que percorrer o caminho é engrandecedor não importando o destino.
Para novas empreendedoras eu tenho algumas dicas que são:
“Preparem-se, as águas serão turbulentas, mas tenha fé que o seu destino é você que faz e o caminho é você quem escolhe. Estude bem o que você quer fazer, prepare-se e tenha a mente aberta. Trace suas metas e as persiga com persistência. Mais que tudo procure ser feliz.” comenta Maria Elisa.
Maria Elisa Stella nas praias de Dubai nos Emirados Árabes Unidos | Foto: Acervo Pessoal
Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras
Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com
Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta
Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |
Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share for the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.