Mary Cristina de Araujo é uma mulher guerreira, uma sagitariana alegre, e de personalidade forte.
Aos 62 anos, é esposa, mãe, avó, amante da praia e do mar, se inspira na cor azul turquesa para criar espaços verdes com o equilíbrio da arquitetura e a beleza do paisagismo. Em todos espaços coloca também o equilíbrio energético do Feng Shui e da Radiestesia, para que o convívio com a natureza possa trazer harmonia e paz, facilitando assim o entendimento entre as pessoas.
Ao completar 30 anos de carreira, a arquiteta paisagista Mary Cristina de Araujo se mantém como referência para quem deseja ter um jardim de sonhos, feito para durar!
Sua empresa a Village Paisagismo realiza assessoria permanente, desenvolvimento, gestão e manutenção em execuções de implantações, reformas, projetos design em residências, condomínios, empresas, hospitais, laboratórios, restaurantes, construtoras, praças públicas e privadas, jardins externos e internos, além de paisagismo para feiras e eventos.
Sobre ela
Mary Cristina de Araujo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Integradas de Guarulhos com especialização em engenharia de Engenharia de Segurança pela Fundacentro. Fez cursos de extensão em Sustained Development and Conservation of Lagoon Areas - CONSEMA, World Commission on Evironment and Development - WCED, Jardinagem e Áreas Verdes - SMPJ PMSP, Patrimônio Cultural -FAU USP, Gerenciamento de Conflitos Ambientais - CETESB, Projeto Cura Reurbanização - SASP, Paisagismo e Jardinagem - Sociedade Botânica FAU USP e Planejamento Urbano - PUC.
Com experiência adquirida nas área de planejamento de FEES - Fundo Estadual de Escolas, CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo, Primeira Secretaria do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo do chefe de gabinete Antonio Carlos Tizzi, projetos de lei e preservação ambiental no Programa de Governo Tancredo Neves, acompanhamento e fiscalização de obras da empresa Falcão Bauer.
Também trabalhou no escritório de arquitetura Mini Obras George Felix. Especializou-se em Paisagismo e foi sócia num Viveiro por 17 anos onde executava e fazia a manutenção e reforma dos jardins.
Em 1989, sonhou mais alto e seguiu carreira solo. Abriu a Village Paisagismo onde atua há quase 30 anos no mercado de Arquitetura e Paisagismo aliando a estética às técnicas com equilíbrio energético como o Feng Shui.
“Eu crio e harmonizo projetos de jardins de acordo com o que sinto no local.
Coloco toda a minha experiência e sensibilidade nos espaços com feng shui e radiestesia. Sinto o verde e deixo a energia do local fluir naturalmente, assim podemos trazer para dentro do convívio profissional ou residencial o bem estar e a harmonia.” comenta Mary Cristina.
Fotos: Portfólio Village Paisagismo
A carreira por vocação
Desde adolescente, sempre gostei de arquitetura, das tendências, da beleza das construções. No 1º ano de faculdade escolhi intuitivamente me especializar em paisagismo.
Atuo desde 1989 como Arquiteta Paisagista, estando à frente de minha empresa de paisagismo. Eu levanto às 4h00 da manhã todos os dias, trabalho dez horas por dia. Eu acompanho de perto meus funcionários em todos os projetos, seja em espaços residenciais como em corporativos. Desde a visita técnica no espaço natural, o levantamento e a medição do terreno, a poda de árvores, a insolação, o planejamento, a estética até a escolha das plantas nos fornecedores eu estou sempre presente. No momento da visita eu vejo e sinto o jardim pronto. Sigo minha intuição, eu crio o projeto na mente e passo para o papel. Eu também faço o estudo, o projeto paisagístico, desenho as plantas baixas, eu mesma faço os croquis dos ambientes e jardins.
Eu não sigo modinhas nem tendências casuais. Para escolher as plantas eu respeito muito o gosto do cliente pois ele mora ou trabalha no espaço, embora eu dê a minha orientação e opinião como profissional sobre a compra das plantas e criação do local. Eu uso o que eu acho que vai ficar melhor e durar mais pela composição da construção.
A vinda do interior paulista
Sou do interior de São Paulo, de São Manuel, a mesma cidade quente da dupla sertaneja Tonico & Tinoco. Sou a terceira de quatro filhos na família muito religiosa. Sempre fui muito decidida a fazer o que eu queria.
Sai de lá com 18 anos para vir cursar Arquitetura em São Paulo. Morei em pensionato de freiras, fiz cursinho e entrei na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNG em Guarulhos. No começo foi muito difícil, pois não conhecia ninguém.
Logo comecei a trabalhar na CDHU, passei pelo Conesp e Falcão Bauer, assim comecei minha carreira.
Mary Cristina de Araujo, o filho mais velho e os netos |Fotos: Acervo Pessoal
A decisão empreendedora
A minha família no interior, foi contra a ideia desde o início de abrir minha empresa. Meu ex marido me apoiou, pois eu queria ser empreendedora, ter mais tempo para mim e para aos meus filhos que eram pequenos na época.
Quando resolvi deixar meu cargo na Secretaria do Meio Ambiente foi para abrir a minha própria empresa. A gota d´agua que me fez tomar a decisão de sair de lá, foi num momento em que meu filho mais velho passou mal no colégio mas eu precisava fazer e entregar a ata da reunião daquele dia, então não me permitiram sair. Entrei em desespero.
Mary Cristina de Araujo e filhos |Fotos: Acervo Pessoal
Barreiras profissionais
Quando eu abri a empresa eu tinha um sócio jardineiro que era responsável pela mão de obra, enquanto eu fazia os projetos. Depois de alguns anos, resolvi assumir sozinha a empresa e sempre tive dificuldade de encontrar o funcionário pronto para trabalhar, pois a mão-de-obra nesse setor é pouco especializada.
Desafios Profissionais
Foi desafiador, realizar todo o estudo do Projeto de Arborização do Trecho da Rua João Cachoeira no Itaim Bibi em São Paulo encomendado pelo CIEE - Centro de Integração Empresa Escola. Esse projeto não foi implantado, mas trouxe grande experiência.
Mary Cristina de Araújo com o marido e o filho mais novo em Londres |Fotos: Acervo Pessoal
Superação
Meu momento de maior resiliência, foi ter superado os problemas financeiros de várias épocas econômicas diferentes em nosso país. Como empresária, aprendi a nunca desistir dos meus sonhos e poupar sempre, pois não sabemos quando a economia pode mudar, se é hoje ou no dia seguinte.
Gerenciamento da carreira
Eu nunca tive nenhum mentor, me inspirei no trabalho de muita gente boa e construí meu estilo próprio. Meu dia é muito cheio de compromissos. Um período do dia estou num canto da cidade e horas depois já estou em outro. Eu tenho uma secretária que me ajuda muito, mas, sou eu quem faço a minha agenda e todos os contatos com os clientes para venda dos projetos e orçamentos.
Admiração e Inspiração
Admiro muito o trabalho do artista plástico, e arquiteto paisagista brasileiro Burle Marx. Ele morou na Alemanha e se inspirou nos trabalhos que conheceu nas exposição de Pablo Picasso, Henri Matisse, Paul Klee e Vincent van Gogh.Ele desenvolveu uma linguagem de vanguarda artística como a arte abstrata, o concretismo, e o construtivismo.
Procuro viajar para lugares em que eu também busque a inspiração como os jardins de Drubovnik, uma cidade costeira da Croácia, ou beleza das cores das folhas do outono europeia de Veneza, Porto e Viena.
Gostei muito de ver o antigo em contraponto da modernidade de Quebec, e Nova York. Conheci Santiago de Compostela e as construções históricas.
Amei a incidência da luz dos prédios e museus do arquiteto Antonio Galdi em Barcelona que revelam um estilo único, que misturam na arquitetura a natureza. Como Burle Marx, visitei também o Museu Van Gogh em Amsterdã - Holanda.
Mary Cristina de Araujo em Museu Van Gogh - Amsterdã - Holanda |Fotos: Acervo Pessoal
Motivação para levantar cedo
Amo a natureza. Tenho muito amor pelo que faço e sinto satisfação em criar espaços e ambientes harmonizados com novos elementos que antes não existiam. Gosto de realizar todos os meus projetos com muita qualidade e de atender bem meus clientes. Por esse motivo eu visito e atendo pessoalmente todos os meus clientes, tanto no âmbito residencial quanto corporativo.
Ampliação de horizontes
Procuro aplicar toda minha experiência e knowhow para expandir minha empresa.
Hobbies
Adoro fazer amigos, sair para tomar café com eles. Amo viajar e sempre que posso tirar férias, eu viajo. Adoro fazer crochê e tricô, perto da lareira, quando estou em nossa casa no interior em São Roque.
Toquei violão durante muitos anos, mas a vida começa a tomar outros rumos, fiquei sem tempo para tocar, porque tudo ficou muito corrido no meu dia a dia. Gostaria de voltar para a música e poder tocar novamente.
Mary Cristina de Araújo com o marido em Londres |Fotos: Acervo Pessoal
Paixões
Amo cuidar das minhas hortênsias e orquídeas, elas nunca faltam em casa, eu adoro as plantas que florescem. Amo os meus cachorros e a natureza.
Canteiro de Hortencias em sua casa em São Roque |Fotos: Acervo Pessoal
Refúgio
Amo a praia, mas ultimamente tenho ido mais para nossa casa em São Roque, e lá cuido das nossas plantas.
Planos para o futuro
Meus filhos seguiram seus caminhos independentes de mim. Um é empresário aqui em São Paulo, casado, com filhos e recentemente nasceu minha primeira netinha e o outro é advogado. Ele partiu em carreira solo e mora em Londres com a esposa há um ano. Eu quero continuar meu trabalho e poder gerar boas energias em tudo que faço.
Dicas e mensagem a leitora empreendedora
"Lute sempre, não desanime com as dificuldades e acredite no que você faz.
Sempre incentivo a crescer ,quem trabalha comigo. Meu conselho é lute sempre, não desanime com as dificuldades. Seja otimista e acredite no que você faz, acredite em seus sonhos sempre e nunca desista.
Um arquiteto paisagista precisa ir além da estética, a profissional precisa ter a sensibilidade de olhar para os espaços naturais e urbanos, analisar as necessidades de acordo com sua funcionalidade, topografia mantendo a harmonia do local, respeitando se há animais e a preservação do meio ambiente." diz Mary Cristina
Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras
Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com
Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta
Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |
Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share for the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.