top of page

Maristela Drozdowski, herdou o DNA empreendedor da família


Maristela Drozdowski tem 59 anos, nasceu em Ourinhos, no interior de São Paulo numa família de comerciantes e veio para a capital no início da década de 70.


É mãe, esposa e empreendedora.


Sobre ela


Sagitariana, falante, positiva, feliz, tem sempre uma palavra amiga para aqueles que buscam conforto.

Ela mesma busca a evolução espiritual e faz cursos de reforma íntima. Aprendeu a ser mais generosa, mas tolerante e a se colocar no lugar da outra pessoa.


Há mais de 25 anos empreende no ramo de serviços e consertos e junto com a família tem quatro lojas de marca própria – Sapatarias Zona Sul.



Maristela Drozdowski, herdou o DNA empreendedor da família por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Maristela Drozdowski

Como tudo começou


Este é um negócio que vem impresso no DNA da família que está há mais de 37 anos no setor de serviços. Minha família era empreendedora desde cedo.

Meu pai tinha uma revendedora Mercedes Benz Caminhões, perdeu tudo e viemos para São Paulo tentar a vida aqui.

No começo foi tudo muito difícil, mas começamos com uma loja de chaveiro faz pelo menos 25 anos que estamos trabalhando com consertos de sapatos e reparos de bolsas e malas de viagem.


As lojas


Meu pai tinha experiência com a loja de chaveiro. Um amigo da família tinha uma Sapataria que era o seu forte e também oferecia os serviços péssimo de chaveiro, então assumimos o negócio.


Maristela Drozdowski, herdou o DNA empreendedor da família por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Desde então, oferecemos serviços de consertos como sapataria, costura, chaveiros, restauração de peças antigas.Criamos a nossa marca própria Sapatarias Zona Sul.


Hoje temos quatro lojas nessa região e atendemos um público muito fidelizado.


Eu e meu o marido Ricardo buscamos manter um alto nível de exigência sobre a qualidade dos nossos serviços, então quando dizemos para uma cliente que o serviço não vai ficar bom ou que não há reparo não tem como ficar chateado, porque nós queremos oferecer uma solução de qualidade para sua peça.

Fazemos nosso trabalho com carinho e dedicação, esse é nosso jeito de poder entregar o melhor serviço.


Maristela e Ricardo Drozdowki - Foto: Acervo Pessoal


As barreiras e dificuldades


Empreender não é fácil, você tem que ser audacioso, principalmente se você não tiver alguém que faça e organize a vida financeira da empresa.

Cada loja tem sua vida própria, suas contas, investimentos separados, elas são tratadas individualmente no grupo.

Em 2014, pensamos em fechar as lojas, pois o mercado estava muito ruim com um índice de 45% de produção abaixo do normal. Nosso público é de classe média para alta e sofreu mito com a economia do país. Superamos e estamos aqui trabalhando.


O atendimento


O atendimento precisa ser muito bom e mesmo assim você corre o risco de perder clientes, se a mão de obra não for qualificada. Na minha área é difícil encontrar mão de obra já pronta, a não ser aqueles que já vem de famílias no mesmo ramo. Por esse motivo damos treinamento aos nossos funcionários para que eles aprendam a trabalhar com qualidade.

Os sapateiros não atendem o balcão, eles não pensam com cabeça de mulher, para isso tenho funcionárias mulher. Quando a cliente chega e quer customizar um sapato ou uma bota a mulher entende melhor essa necessidade e caprichos em mudar, pintar, cortar, customizar com fivelas e taxas.

Se a cliente está procurando um e-mail de contato, não irá encontrar. Não somos conectados nas redes sociais, mas ela pode ligar para nossas lojas e até preferimos poder nos encontrar na frente do balcão e poder atender com um sorriso no rosto.


A inovação


Busquei orientação do Sebrae e fiz cursos de Gestão de Negócios e Gestão Humana. Isso me trouxe novos caminhos e oportunidades. Há 10 anos aplico esse direcionamento, temos visão do negócio com foco e mudamos o layout.

Muitas clientes trazem bolsas e malas de viagem de marcas famosas como Prada, Benetton, Delsey. O problema é que não existem peças de reposição nem mão de obra especializada. No problema nós buscamos a solução para atender melhor e decidimos criar uma oficina própria com ferramentas, máquinas específicas, alicates, furadeiras de bancada e torno para fazer peças. Também oferecemos treinamento aos nossos funcionários e revendemos produtos para sapatarias.


A ampliação dos horizontes


Hoje atendemos e recebemos produtos para conserto do Brasil todo, principalmente as regiões de Campinas, Ribeirão preto, Presidente Prudente, Paraná, Belo Horizonte, Salvador. Eles nos enviam antes a foto por WhatsApp para verificarmos se é possível o conserto, se vale a pena, assim passarmos um orçamento geral.

Então, quando algum amigo que está vindo para São Paulo noz traz ou recebemos pelo correio.

Hoje usamos o WhatsApp para avisar quando o serviço está pronto, ou se alguém esqueceu a peça.


Trabalhamos em parceria com diversas marcas de malas de viagem, mesmo que a mala da cliente não esteja na lista de atendimento, nós fazemos o nosso melhor para deixá-la nova em folha. Somos assistência técnica autorizada da Samsonite, Roncato, Primicia e temos parcerias com as principais marcas do mercado.


Tendências de Moda


Eu sempre estou atento, leio muito as revistas de moda, Vogue, Claudia e encartes de marcas. Eu acompanho as tendências de moda, aos estilos, tipos de conserto, e aos materiais. Estou sempre voltada para o público e para o conserto. Vou a feiras de negócios, Escolar, Artesanato, Francal.


Ensino aos meus funcionários a diferença entre as marcas Le Bottin e Picadilly, pois os materiais são muito diferentes. Fazemos serviços de assistência técnica para Arezzo e Corello.


Atendemos muitos turistas estrangeiros para vários hotéis da região, que sempre trazem produtos diferentes.


Os serviços

Com os cursos do Sebrae pude entender e renovar muita coisa, como a excelência no atendimento ao balcão. Eu mesma atendo na loja de Moema. Você precisa gostar de trabalhar, amar o que faz, sentir prazer para atender o público. Nós vendemos sonhos e necessidades, além dos serviços. Tenho uma funcionária, meu braço direito, que está comigo há muitos anos e já conhece o meu estilo. Nós precisamos saber ouvir, sermos receptivas, falar com jeitinho para conquistar novos clientes e manter os antigos. Eu conheço a maioria dos meus clientes pelo nome, pois estou há 10 anos no atendimento do balcão. Muita gente quer ser atendida pela dona do negócio e vem aqui me ver, conversar e receber um abraço.


A prioridade são sempre os serviços dos turistas que estão de passagem na cidade. As vezes vão embarcar no dia seguinte, então a pressa prioriza os serviços.


Meu marido já não tem esse dom de saber ouvir, então ele fica no gerenciamento de outra loja. Respeitamos muito o que cada um gosta de fazer. Meus filhos não trabalham conosco, mas meu filho cuida do site há 5 anos, e me ajuda com os anúncios, campanhas e as estatísticas do Google, para conhecermos melhor o nosso público, que hoje na maioria é feminino.


Outra coisa importante que aprendi é que temos preço tabelado no balcão. O material hoje é muito caro e não podemos perder nada. Quem está no atendimento precisa entender daquela peça para que possa julgar se o serviço está de acordo com preço, com o tempo de serviço, quanto tempo cada funcionário vai demorar para fazer aquela peça e grau de dificuldade de acordo com o material utilizado. O tempo médio de serviço é de 2 a 3 dias. Em taxa de urgência já cobramos outro valor.


A qualificação


Tenho 10 funcionários na loja em que gerencio. Eu mesma faço as entrevistas, estou há 40 anos contratando, eu conheço as pessoas e verifico se eles conhecem os serviços.


O importante é que ele tenha honestidade, educação e força de vontade para aprender, pois qualificamos com treinamentos de alguns serviços específicos.

Cada um tem o seu melhor e estimulamos a cada um oferecer o seu melhor.


Tem um funcionário que é bom em solas, ou trocar saltos então ele faz isso, outro faz pinturas de sapatos, botas e outros fazem o conserto das malas importadas. Todos sabem limpar, engraxar e dar vida nova ao calçado. Todos são comissionados pela quantidade de peças que consertam, pelo gerenciamento do tempo e assim cada um ganha por reconhecimento e desempenho.


Maristela Drozdowski, herdou o DNA empreendedor da família por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

A padronização


Temos um sistema de identificação padronizado para receber e devolver os produtos. Assim, facilita a organização da loja, a entrega e não amassa a peça.


Hobbies


Vamos para a nossa casa na praia em férias e já fizemos viagens para o Chile, Argentina, Uruguai, Portugal e França. Esse ano vamos para a Polônia e vamos aproveitar o nosso lazer para conhecer as novas tendências de moda e materiais.


Dicas para as novas empreendedoras

" Você precisa gostar do que faz, ser natural, ter visão do seu mercado, dos concorrentes. Se você quer abrir algo neste ramo, conheça os estilos, as tendências de moda, os materiais. Visite empresas, faça dinâmicas, faça cursos e treinamento, porque a prática virá com o tempo. "




 

Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com

Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta

Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |

Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share fot the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.

 

bottom of page