Você precisa de inspiração?
Conheça a história inspiradora de Marlene Oliveira e não desista até atingir os seus objetivos!
Hoje, Marlene é um modelo a seguir e uma das pessoas mais inspiradoras como empreendedora social, tendo conseguido iluminar o Brasil todo com as cores de suas campanhas.
Marlene Oliveira é uma mulher, elegante, inteligente, alegre, prática e independente. A capricorniana de personalidade forte, é nascida em São Paulo, jornalista de formação, sabe o que deseja, é determinada e corre atrás para alcançar seus objetivos. Quando sonha com um projeto, sonha alto!
Tem o dom de incentivar as suas equipes a também correr atrás dos sonhos, sempre estimulando o melhor em todos.
Ela é mãe, empresária e reconhecida empreendedora social. Atua há 20 anos como Diretora-presidente da RV+ Promoção e Eventos uma agência de comunicação localizada em São Paulo. Em 2009 fundou e é Presidente o Instituto Lado a Lado pela Vida promovendo campanhas de sucesso como Setembro Vermelho, Vencer com Autoestima, Xi, escapou! e Novembro Azul. As campanhas viajam pelo Brasil, enquanto ela dá entrevistas para jornais e TV e participa de programas.
O Instituto Lado a Lado pela Vida tem a missão de humanizar a saúde de norte a sul do Brasil por meio do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional, percorrendo o país para propagar o discurso da prevenção, do autocuidado e da autoestima.
Assim, pode levar informação sobre saúde com qualidade, para conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos em diversas formas de prevenção contra doenças cardíacas, câncer de mama e de próstata.
Sessão Solene - Marlene Oliveira defende tratamento humanizado do paciente com câncer Fonte: TV Senado
Marlene Oliveira, é um exemplo de uma Mulher que encontrou o seu lugar no mundo. Ela sabe tirar o melhor de sua missão de vida para ajudar milhares de pessoas a se prevenirem de doenças como câncer. Conheça mais as experiências que ela compartilha em entrevista exclusiva na coluna Inspire-se nessas Mulheres do Portal Meta - Mulheres Empreendedoras.
Meta - Conte sua experiência como empresária
Marlene Oliveira - Há 20 anos eu criei a RV+ Produção e Eventos, que chamamos de mais do que uma agência de comunicação. Trabalhamos com eventos de uma forma diferenciada, com estratégias bem definidas, trazendo conceitos inéditos e oferecendo aos nossos clientes soluções criativas. Para obter sucesso, reunimos uma equipe bastante dedicada que atua no planejamento, produção, operacional e acompanhamento de todo o projeto. A RV+ atua em diversos segmentos, e nos destacamos especialmente na realização de congressos nacionais e internacionais de saúde.
Meta - Qual é a origem do Instituto Lado a Lado pela Vida?
Marlene Oliveira - Essa minha experiência na área de saúde me fez ter um olhar especial para o setor, convivendo com suas carências, suas necessidades. E dessa expertise nasceu, há oito anos, o Instituto Lado a Lado pela Vida, que tem se dedicado a levar informação sobre saúde e conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a adoção de um estilo de vida mais saudável, focado na prevenção. Desenvolvemos campanhas e também atuamos em toda a jornada do paciente de doenças crônicas.
Instituto Lado a Lado pela Vida - Campanha Novembro Azul - Foto| Acervo Pessoal
Meta - Qual foi o fator motivador?
Marlene Oliveira - Um grande incentivo para a criação de um instituto que trabalhasse a importância da prevenção do câncer de próstata no Brasil surgiu com o médico e amigo Eric Roger Wroclawski, um grande e inesquecível nome da Urologia Brasileira. Ele, que veio a falecer de câncer de próstata, nos inspirou na fundação do instituto.
Hoje trabalhamos a Saúde do Homem, visando conscientizar sobre a importância da prevenção, quebra de preconceitos e melhoria no acesso à saúde.
A minha preparação diária para gerir o Instituto Lado a Lado é lembrar do muito que precisamos fazer na área da saúde. Nossa missão é meu motivador diário para acordar cedo, disposta a fazer a diferença, a mudar a realidade do setor em nosso País.
Meta - Quando você sentiu que essa era a sua Missão de Vida?
Marlene Oliveira - Um dos primeiros trabalhos que fiz de conscientização na área da saúde foi sobre endometriose. Na época, décadas atrás, se uma mulher reclamasse para o médico de cólicas intensas e persistentes ouviria que isso era normal ou um quadro “psicológico”. Trilhamos um longo caminho até a endometriose passar de “histeria feminina” a uma doença que merece atenção, que precisa ser diagnosticada e tratada.
Quando aceitei o desafio de tornar a doença conhecida no Brasil, eu sabia que estava começando mais do que uma campanha – a primeira sobre endometriose no País -, mas abraçando a missão de vida de transformar a saúde pela informação. Como jornalista, minha vocação sempre foi empoderar pela informação. E com a possibilidade de divulgar a informação para mudar a saúde no Brasil, essa se tornou minha missão de vida.
Meta - Você separa a vida social da vida pessoal?
Marlene Oliveira - Como estou nessa estrada há muito tempo, meus amigos, as pessoas com quem convivo, fazem parte dessa história e me ajudam nessa construção. Então, carreira, missão, vocação e vida social se interligam. Se estou em um evento social, por exemplo, converso com as pessoas, troco ideias e assim aprimoro meu trabalho e ajudo a difundir as importantes mensagens do Instituto.
Meta - Qual é o impacto que as campanhas geram em sua família, bairro, amigos e relacionamentos?
Marlene Oliveira - Sempre fui uma mulher determinada e muito alegre. Amo o que eu faço e esse sentimento acaba contagiando todos ao meu redor.
A minha empresa já estava em uma fase consolidada e em crescimento contínuo.
O Instituto Lado a Lado pela Vida foi entrando aos poucos em minha vida e minha família foi se integrando a essa missão. Eles me apoiam, estimulam e incentivam, assim como meus amigos e parceiros de trabalho. Todos perceberam o grande projeto que nascia e apoiaram para reforçar essa proposta.
O impacto das campanhas que desenvolvemos, como o Siga seu Coração - Setembro Vermelho e o Novembro Azul, eu vejo não apenas no bairro ou na cidade, mas em todo o País.
Pessoas de todos os lugares vestem azul em novembro para alertar sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.
O Novembro Azul, por exemplo, impacta 96 milhões de pessoas e tem 20 estados participantes. Iluminamos de azul diversos monumentos, prédios públicos e privados pelo País, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Viaduto do Chá e a estátua do Borba Gato em São Paulo; a Câmara do Deputados e o Itamaraty, em Brasília; a Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará; a Igreja Santíssimo Sacramento, em Itajaí, Santa Catarina; o Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia; o Teatro Amazonas, em Manaus; a Ópera de Arame, em Curitiba e muitos outros locais.
Iluminação de vários prédios e monumentos no Brasil, em homenagem a Campanha Novembro Azul.
Blogueiros, celebridades, influenciadores, empresas, entidades de diversos setores participam divulgando nas redes sociais o apoio à campanha. Realizamos em 2016 o II Fórum Ser Homem no Brasil, no Senado Federal, em Brasília, com a participação de médicos, profissionais de saúde e representantes do Poder Público, lançando um novo olhar sobre a saúde do homem e discutindo acesso e tratamentos disponíveis para o homem com câncer de próstata e a construção de uma linha de cuidados para a saúde do homem, centrada no acolhimento diferenciado.
Meta - Quais foram as principais barreiras que você passou em sua vida profissional?
Marlene Oliveira - Na minha empresa de Organização de Eventos, o maior complicador é o amadurecimento do mercado.
Realizar eventos diferenciados, criar fidelização, inovação e fazer com que o setor, tivesse um olhar mais profissional e menos informal.
No Instituto, é fazer com que a nossa Instituição, seja uma referência por meio da humanização da saúde, a fim de promover informações de qualidade, debate e discussão das questões que impactam o cidadão.
Meta - Quais os principais desafios que você passou em sua vida pessoal que impactaram em sua profissão?
Marlene Oliveira - Ser Mulher, os desafios foram muitos, mas sempre consegui me impor e mostrar que eu era capaz.
Em todas as profissões existirão barreiras. No entanto, a sua alegria, o seu talento, a sua vontade de vencer e profissionalismo irão fazê-la diferenciada.
O seu talento e determinação te colocarão de um outro lado desses desafios.
Meta - Quais foram as maiores dificuldades que você viveu em sua carreira?
Marlene Oliveira - Tudo o que vivi foi um grande aprendizado. Transformei essas dificuldades em oportunidades e agarrei com muita força e determinação, nunca me curvei, sempre fiz altos voos.
Meta - Quais foram os momentos de maior resiliência e superação? O que você aprendeu com isso?
Marlene Oliveira - Os desafios foram muitos... Deixei o meu emprego em uma grande agência de Propaganda, para seguir voo solo e abrir a minha empresa.
A fase da maternidade, onde tive que deixar a minha filha muito cedo, para dar continuidade à história da minha empresa e hoje me orgulho da Mulher que ela se tornou.
Marlene com a filha Elis Oliveira - Foto| Acervo Pessoal
Sou uma mulher muito positiva e muito alegre. Quando sinto que uma nuvem cinza está se aproximando, logo me afasto. Costumo dizer que no meu dicionário não tem “MimiMi” - cada dia mais estou sem tempo para o que não me agrada.
Meta - O que te motiva a levantar todos os dias cedo e trabalhar a frente do Instituto Lado a Lado pela vida?
Marlene Oliveira - Minha maior motivação é saber que estou fazendo a diferença para a saúde do país. Saber que cada ação minha terá impacto na vida de muitas pessoas e por isso eu não posso esmorecer – levanto estimulada a levar cotidianamente adiante essa missão de empoderar o maior número de pessoas através de informação. Para que o triste cenário da saúde no país melhore, para que as pessoas possam entender a importância de prevenir doenças, de cuidar da sua saúde, ter uma boa alimentação, fazer atividade física, acompanhamento médico.
E, no caso dos pacientes, que conquistemos o direito de ter exames para fazer diagnóstico precoce e medicamentos acessíveis a todos, para que possam não só aumentar a sobrevida, mas também manter a qualidade de vida.
Temos divulgado bastante a medicina personalizada, que é o grande diferencial tecnológico atual. Ela dá a perspectiva ainda não de uma cura do câncer, mas de que ele se torne uma doença crônica que pode ser tratada, e o paciente continuar seguindo sua vida.
Fazer essa história diferente é minha maior motivação.
Meta - Quais as suas experiências internacionais?
Marlene Oliveira - Eu não tenho carreira internacional, mas a minha área de atuação sempre mantém uma interface muito forte com profissionais de outros países.
Costumo pesquisar muito e trocar experiências.
Hoje com o Instituto, realizamos alguns projetos em parceria com organizações Internacionais, tanto para doenças cardiovasculares como oncologia.
Meta - Como ampliar os horizontes corporativos a partir de suas experiências?
Marlene Oliveira - Eu acredito que o primeiro passo para a empreendedora que quer ampliar seu horizonte em qualquer área é acreditar. Entender que está exercendo ao máximo sua vocação e fazendo dela sua missão de vida.
Depois o essencial é não medir esforços em dedicação para realizar os seus sonhos. Eu gosto de sonhar alto, de colocar os meus sonhos no céu para que possa chegar até eles.
Eu me permiti sonhar e o Instituto Lado a Lado é uma realidade, um sonho que hoje partilho com milhares de brasileiros que nos apoiam, que interagem conosco em nossas redes sociais, que nos confirmam dia a dia como é bom fazer a diferença.
Meta - Como se sente quando influencia mulheres a seguirem a sua carreira?
Marlene Oliveira - É uma grande alegria poder inspirar outras mulheres, saber que a minha história pode trazer a outras empreendedoras a resposta que faltava, o insight necessário para seguir adiante em um momento de dificuldade, para não desistir, para não deixar de acreditar, para lutar sem cansaço pelo que se acredita.
De certa forma, todas nós nos ajudamos mutuamente, nos inspirando e fortalecendo essa cadeia de transformar e fazer desse mundo um lugar melhor.
Temos que nos permitir mais e nos boicotar muito menos...
Marlene Oliveira em sala do V Congresso Internacional de Neuro Oncologia - Foto| Acervo Pessoal
Meta - Como você gerencia a sua carreira de empresária e empreendedora social?
Marlene Oliveira - Tanto no Instituto Lado a Lado pela Vida como na RV+ Promoção e Eventos em tenho uma equipe que me ajuda a realizar os projetos. Mas no começo eu cuidava de tudo e saber como funciona o processo faz toda a diferença, até para poder dar a diretriz hoje para as equipes.
Sem a minha equipe, não consigo ir muito longe.
Meta - Você teve algum consultor de imagem para te ajudar a se vestir em eventos e ter postura frente aos seus clientes?
Marlene Oliveira - Não! Sou uma mulher de personalidade muito forte, mas muito romântica.
Sempre investi numa aparência impecável de minha equipe - temos uniformes personalizados e diferenciados.
Adoro sempre estar impecável.... Essa é uma das minhas marcas e inspiração para quem convive comigo.
Costumo falar para as mulheres que trabalham na minha equipe, que você sempre deve estar preparada... Linda, perfumada e com um batom na boca, mesmo que seja para ir na Banca de Jornal.
Marlene Oliveira e sua equipe - Foto| Acervo Pessoal
Meta - Você já recebeu premiações? O que você sente e pensa quando recebe premiações?
Marlene Oliveira - Sim! Várias... e uma em especial a Homenagem no Senado
Dia 9 de novembro de 2015 – Sessão solene no Senado Federal destaca a idealização, realização e conquistas do Novembro Azul e todo trabalho realizado em prol da saúde do homem. Eu como presidente do Instituto, recebi essa homenagem.
Reconhecimento e, o mais importante, que você está no caminho certo.
Sessão Solene do Senado Federal Campanha Novembro Azul Marlene Oliveira como Presidente Instituto Lado a Lado pela Vida Foto| Acervo Pessoal
Meta - Quais são seus sonhos para o futuro?
Marlene Oliveira - A minha empresa de eventos continuar crescendo. Investir em eventos autorais, buscar outros segmentos além da área de saúde.
Para o Instituto: Continuar impactando a vida das pessoas e se tornar uma Instituição com reconhecimento Internacional.
Fazer com que a Saúde do Homem seja algo discutido desde a infância.
Meta - Quais são os seus hobbies?
Marlene Oliveira - Viagens, leitura, música e dança.
Marlene com a filha Elis Oliveira em Londres - Foto| Acervo Pessoal
Meta - O que você diz para quem sonha em desempenhar e desenvolver-se como você? Quais são suas dicas para quem está começando?
Marlene Oliveira - Sonhe, sonhe sempre e sonhe sempre com mais. Planeje, organize suas metas e comece passo a passo. Mas dê o primeiro passo e olhe para o seu objetivo lá na frente durante a caminhada.
Pense fora da caixinha e busque o que faz os teus olhos brilharem.
Meta - Qual a mensagem que você quer transmitir para a leitora empreendedora?
Marlene Oliveira - Acredite em você, aposte em seu sonho. Tenha em mente o benefício que seu projeto trará não apenas para você e sua família, mas para sua comunidade. Não importa a área de atuação.
Todo empreendimento ajuda a sociedade a se desenvolver, cria oportunidades de trabalho, traz novidades ao mercado, ajuda a movimentar todo o relacionamento social. Quando você tiver a dimensão da grandiosidade que está construindo, vai sentir-se animada e com força para levar seu projeto até o final.
E, o essencial: nunca deixe de sonhar, realizar e renovar os seus sonhos.
Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras
Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com
Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta
Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |
Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share fot the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.
#MarleneOliveira #RVPromoçãoeEventos #AgênciadeComunicação #Diretorapresidente #InstitutoLadoaLadopelaVida #Presidente #SetembroVermelho #VencercomAutoestima #Xiescapou #NovembroAzul #Humanizarasaúde #RonieVon #SabrinaParlatore #RenataMaron #DraCarmitaAbdo #ElisOliveira #TVSenado #EricRogerWroclawski #SaúdedoHomem #SenadoFederal