top of page

Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise


Patricia Braz Steward é sensível, delicada, graciosa e sonhadora como toda pisciana. É formada em Comunicação Social e Relações Públicas, pós-graduada em Administração e Marketing.


Trabalhou mais de 20 anos na área de marketing em grandes agências de comunicação como Folha de São Paulo, Editora Símbolo, Editora Meio & Mensagem e Editora Abril. Foi sócia em uma agencia de produção de conteúdo. É casada, mãe de 2 filhos e após um ano sabático, deu asas à sua profunda reflexão e começou sua migração para empreender uma carreira solo.


Formou-se em Psicanálise e atualmente aos 43 anos divide seu tempo, entre o curso de pós-graduação em Psicanálise e os atendimentos na clínica.


Ela está em entrevista exclusiva à coluna Inspire-se nessas Mulheres do Portal Meta Mulheres Empreendedoras compartilhando suas experiências como empreendedora em uma nova carreira.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Sobre ela

Meta - Como começou a sua carreira?


Patricia Braz Steward - Comecei a trabalhar aos 15 anos. Antes de ingressar na Faculdade, passei por uma Escola de Educação Infantil, trabalhei com atores, Companhia de Seguros e como não poderia deixar de ser, fiz um pouco do velho e bom telemarketing.


Quando entrei na Faculdade de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, fui conhecendo o mercado de trabalho, tendo o privilégio de trabalhar em grandes empresas do segmento editorial, começando pela Editora Meio & Mensagem, Editora Três, Folha de Paulo, Editora Símbolo e por último a Editora Abril.

Continuar a entender este mercado foi essencial para crescer e ter uma carreira na área. Fiz pós-graduação em Administração de Marketing, cursos de especialização em Comunicação e alguns em Vendas e Marketing.

Em algumas destas empresas que trabalhei, fui conquistando cargos e crescendo baseado sempre em bom desempenho e recomendação da gestão.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal

Novas Perspectivas


Meta - Como e quando decidiu mudar de carreira?


Patricia Braz Steward - Quando saí da Abril, após 7 anos, passei por aquela fase que alguns chamam de “Ano Sabático”.


Na verdade, fiquei mesmo foi em busca de recolocação. Mas não conseguia mais me enxergar no mercado corporativo. Nesta época já dividia meu tempo entre a Comunicação e a Psicanálise, minha grande paixão.


Foi aí que surgiu a oportunidade de empreender junto a uma grande amiga e ex-companheira de trabalho na Editora Abril. Investimos tempo e energia na Guita Comunicação, uma empresa de produção de conteúdo e que hoje ela administra com brilhantismo, enquanto eu cresço no campo da Psicanálise.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal


Foram horas e horas de estudos e dedicação, que me levaram a atender hoje na Clínica Social Ana Joaquina, que faz um trabalho incrível no atendimento psicanalítico.

É uma correria, mas é uma atividade que me faz bem e que me ensina o que é empreendedorismo.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal

As barreiras na carreira


Meta - Quais foram as principais barreiras que passou em sua vida profissional?


Patricia Braz Steward - Vejo dois momentos muito importantes. O primeiro foi o nascimento dos meus filhos, que me trouxeram questões comuns às mães e profissionais como: deixar meus filhos na escola o dia todo, perder momentos importantes no desenvolvimento deles e tudo mais.


E depois de mudar de carreira aos 38 anos de idade. Tive medo, muitas incertezas, mas tinha uma força que me mobilizava para ir adiante e que me mobiliza a muito mais. Quando temos a oportunidade de exercer um ofício que nos fascina, a motivação vem da alma. É algo que não dá nem para explicar.


Desafios e motivação interior


Meta - Quais os principais desafios que passou em sua vida pessoal que impactaram em sua profissão?


Patricia Braz Steward - A gestão do tempo é um deles. Tentar dar conta das aulas e atividades da Psicanálise com a tentativa de estar presente para a família o quanto possível.


Outro desafio foi o financeiro. Abri mão de um salário fixo e benefícios por projetos pessoais que me dão muita paz de espírito e crescimento pessoal, mas com recursos limitados no começo.


É uma aposta e dentro de um planejamento estratégico, tenho certeza que a perda momentânea será sanada em um futuro próximo, combinando as duas coisas: fazer atividades que amo e ser recompensada financeiramente por elas.

É uma escolha. E estou certa de que fiz a melhor escolha da minha vida.


As dificuldades vividas na carreira


Meta - Quais foram as maiores dificuldades que você viveu em sua carreira?


Patricia Braz Steward - Acho que estou vivendo agora e não acho que são dificuldades, mas um desafio motivador.

Sempre falo quando me perguntam sobre a mudança de carreira: uma coisa é você trabalhar em marketing de produto a vida toda e de repente passa para o marketing de serviços, por exemplo.


Novas estratégias, posicionamento, ponto de vista. Ir do Marketing para o Inconsciente do Sujeito, passar do estratégico e operacional para o analítico é um pouco mais radical. Saí de Philip Kotler para abraçar incondicionalmente a Sigmund Freud. E estou muito feliz com a minha decisão.


A Superação

Meta - Quais foram os momentos de maior resiliência e superação? O que você aprendeu com isso?


Patricia Braz Steward - Tudo na vida é um aprendizado. Acho que um dos maiores desafios a superar no mundo corporativo é a convivência com outras pessoas. São muitos egos, muitas vontades, mas que me serviram de estudo de caso real para perceber um pouco mais do comportamento humano e do funcionamento das pessoas.


O Comprometimento


Meta - Como ampliar os horizontes corporativos a partir de suas experiências?


Patricia Braz Steward - Vejo que há mais do que o ambiente corporativo para sermos empreendedoras. Todas as áreas ou carreiras tem futuros promissores se você carregar uma coisa muito importante: o desejo.

O desejo de ser uma profissional comprometida, engajada e principalmente feliz com o que faz.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal


Os exemplos seguidos


Meta - Você teve algum tutor, mentor ou coaching para te ajudar a passar pelos desafios?


Patricia Braz Steward - Posso destacar algumas pessoas importantes na minha vida pessoal e profissional que me ajudaram a chegar até aqui.

No segmento Editorial, teria uma lista imensa de pessoas, mas quero agradecer a três gestores em especial: Alexandre Raciskas, meu gerente e amigo para uma vida que conheci no Meio & Mensagem. Ana Lúcia Diniz, uma mulher guerreira e meio brava até...risos...., mas que me serviu de exemplo de profissionalismo e um dos meus últimos gestores na Editora Abril, o Caco de Paula, um exemplo de gestão e caráter.


Na arte de empreender, minha ex-sócia e mana (apelido carinhoso, mas verdadeiro que nos demos), Daniela Decourt, na Psicanálise, todos os meus professores, mas em especial a Araceli Albino, renomada psicanalista que aposta na minha capacidade, e claro, não poderia deixar de agradecer ao Thomas, meu parceiro e marido que me apoiou em todos os momentos, acreditando em meu potencial e principalmente neste processo de transição de carreira, acreditando em mim, dando conta da loucura que se instaurou por aqui com tantas tarefas juntas e por que não, ao segurar as pontas de grana na casa... tarefinha difícil, mas que ele desempenha bravamente.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia, o marido Thomas e seus filhos - Foto: Acervo Pessoal


Dia a dia da profissional


Meta - Como você gerencia sua carreira?


Patricia Braz Steward - Eu mesma administro tudo. Para conseguir me organizar, montei uma agenda dividindo meus horários de estudo e atendimento. Apesar da agenda, o mais importante é estabelecer prioridades, o que é mais urgente ou que demanda mais tempo para realização.

E com toda essa agenda, ainda faço questão de levar e buscar meus filhos na escola, almoçar com eles e por quê não, de vez em quando até pegar um cinema durante a semana com a família toda.


A Motivação


Meta - O que te motiva a levantar cedo todos os dias e trabalhar na nova carreira?


Patricia Braz Steward - É fazer algo que acredito. É poder exercer um trabalho que me fascina. Algo que vai além de fazer bem aos outros, me faz um bem enorme. Isso sim não tem preço.


Meta - Como se sente quando influencia mulheres a seguirem a sua carreira?


Patricia Braz Steward - Se for para que abracem aquilo que amam e se entreguem de corpo e alma a algo que acreditam, independente do momento da vida, dificuldades ou idade, me sinto orgulhosa e feliz por influenciá-las. É bom poder mostrar que é possível.


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal


As conquistas


Meta - Você já recebeu premiações?


Patricia Braz Steward - Os prêmios são mais do que placas ou estatuetas. Tive grandes oportunidades de representar as empresas que trabalhei que só seriam dadas a profissionais de confiança e com habilidades reconhecidas.

Na Psicanálise, o maior reconhecimento que tive foi a oportunidade de apresentar artigos em Congressos, me dando a oportunidade de crescer no pensamento psicanalítico.


Planos para o futuro


Meta - Como você coloca em prática seus planos futuros?


Patricia Braz Steward - Planejamento é a chave do negócio. Não digo do sucesso, porque isso depende de uma série de fatores. Mas pensar no que quero ser e o caminho que devo percorrer para chegar lá é um ponto inicial importante.

O networking é outro ponto chave. Algo que a comunicação me ensinou e que uso em diferentes momentos da minha vida. Quanto ao futuro, só quero continuar a ser feliz com minhas escolhas profissionais e que elas continuem sendo escolhas.


Dicas para as novas empreendedoras

Meta - O que você diz para quem sonha em desempenhar e desenvolver-se como você? Quais são suas dicas para quem está começando?


Patricia Braz Steward - Tem uma questão importante que sempre digo em Psicanálise que é a individualidade. Individualidade não é viver só para si ou abandonar a família, mas é buscar a auto-realização.

Eu posso ser mãe, esposa, filha e conciliar tudo e todos que fazem parte da nossa vida ao ir de encontro ao nosso real desejo para sentir-se feliz!


Patricia Braz Steward, do Marketing à Psicanálise por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Patrícia Braz Steward - Foto: Acervo Pessoal


Meta - Qual a mensagem que você quer transmitir para a leitora empreendedora?


Patricia Braz Steward - Vão à luta, mulherada!!!! Persevere, se engaje, não tenha medo de mudar e ir atrás daquilo que acredita. Se a gente não acreditar que pode, quem pode????




 

Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com

Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta

Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |

Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share fot the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.

 

bottom of page