top of page

Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo


Miriam Regina Romon é Educadora Física, leonina, decidida, sorridente. Superou uma meningite viral, as dores crônicas da fibromialgia com psicoterapia, pela busca espiritual e aprendeu a respeitar os seus limites. É proprietária da Movimento Gera Saúde em São Paulo.


Ela trabalha com desenvolvimento da saúde e bem-estar utilizando movimentos e aplicação da Dança Circular como meio de integração de equipes e como recurso terapêutico. Miriam, também utiliza métodos que tornam o corpo capaz de realizar as funções para as quais foi concebido, em qualquer momento da vida.


Traz uma proposta educativa de treinamento e reabilitação por meio de movimentos fluentes, que permitem a movimentação orgânica, levando o corpo a funcionar como uma unidade. Nos atendimentos, ela integra recursos do Fitness, das práticas orientais e atividades onde propõem movimentos conscientes, como Eutonia, Feldenkrais e o Método Menegatti.


Graduada em Educação Física pela UNISA e pós graduada em Bases Metodológicas da Atividade Física Personalizada pela FMU, há mais de 20 anos faz especializações em atividades físicas, Personal Training, Musculação, Yoga, Educação Postural, danças circulares, biomecânica, e treinamentos sobre reabilitação com o Prof. José Augusto Menegatti (ex preparador físico das seleções brasileiras de vôlei em 2008.


Miriam Regina Romon está em entrevista exclusiva à coluna Inspire-se nessas Mulheres! Do Portal Meta Mulheres Empreendedoras onde compartilha suas experiências e vivências.


Confira abaixo.



Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Sobre ela

Eu trabalhava com Administração de Contratos até os 30 anos, quando resolvi mudar de profissão. Fiz cursinho pré-vestibular e comecei a faculdade em 1992. Terminei em 1995 e comecei a atuar com os conhecimentos acadêmicos que adquiri.


No ano 2000 comecei a frequentar aulas de dança e, a partir daí os métodos de treinamento corporal convencionais, que eu havia conhecido na Faculdade e praticado até então, passaram a não fazer sentido. Como um gesto isolado e repetido mecanicamente poderia melhorar a fluência de movimentos, se nenhuma tarefa cotidiana pode ser realizada com gestos localizados e mecânicos? Então passei a buscar métodos que permitissem uma movimentação mais orgânica, que resgatassem a harmonia corporal.


Frequentei diversos cursos ligados ao Fitness, às práticas orientais, como Yoga e Liang Gong e busquei métodos ocidentais que propõem movimentos conscientes, como Eutonia e Feldenkrais. Em 2008 conheci o Método Menegatti – uma proposta educativa de treinamento e reabilitação através de movimentos consecutivos, fluentes. Este percurso me conduziu à concepção de um programa de exercícios dirigido para o equilíbrio das capacidades corporais (resistência cardiorrespiratória, muscular, força, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio) e a integração dos vários aspectos do ser humano através do movimento. Acredito que é possível tornar nosso corpo capaz de realizar todas as funções para as quais foi concebido, em qualquer momento da vida.


O início


Meta - Porque abrir o Espaço Movimento Gerando Saúde? Miriam Regina Romon - Movimento Gerando Saúde ainda não é um espaço. Por enquanto, é uma proposta de trabalho corporal consciente, educativa, para gerar saúde física e mental. Tenho atendido meus clientes em domicílio.


Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon - Foto: Acervo Pessoal

Meta - O que é o Exercício Funcional? Como ele pode ajudar as pessoas?


Miriam Regina Romon - O corpo humano foi concebido para funcionar como uma unidade. Em cada ação vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente, dependendo do OBJETIVO do movimento. Essa visão abrangente permite que o Exercício Funcional atinja o propósito de controlar MOVIMENTOS ao invés de músculos, gerando padrões complexos de ativação muscular. Movimentos em todas as possíveis direções, envolvendo o corpo todo em sua execução e, desta forma, fortalecer os grandes músculos superficiais e, principalmente, os estabilizadores das articulações, fundamentais no equilíbrio postural e funcional. A sobrecarga é criada por nosso próprio peso ou pelo uso de cabos, elásticos ou bolas.


Meta - Que tipo de serviços você oferece?


Miriam Regina Romon - Como “Personal Trainer” procuro entender e atender necessidades de meus clientes. Apesar de acreditar que a ginástica funcional é o melhor método de trabalho corporal, também busquei conhecer e aplico alguns métodos do fitness tradicional: Musculação, Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação e Alongamento.Trabalho também com Danças Circulares. Prática de danças em círculo, coreografadas, tradicionais de todos os povos, ou modernas, que tem o objetivo de reunir pessoas. Usadas na celebração de nascimento, casamento, plantio, colheita, estações do ano, morte... Hoje se aplicam na integração de grupos.


Meta - Você escreve artigos?


Miriam Regina Romon - Sim. Adoro escrever, pesquisar, criar colagens, vídeos. Depois divulgo no blog, redes sociais, mídia impressa, murais de condomínios, mailing list.



Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon - Foto: Acervo Pessoal

A vocação


Meta - Em que momento de sua vida, sentiu vocação para a sua carreira? Você sentiu que essa era a sua Missão de Vida?


Miriam Regina Romon - Sempre tive vocação para cuidar de pessoas, mas decidi faze-lo aos 30 anos, quando mudei de profissão. Penso que minha missão dentro da educação física é levar as pessoas a praticar movimento com qualidade de consciência, domínio corporal, para gerar saúde e autoconhecimento, a exemplo das práticas orientais.


A carreira de Educadora Física


Meta - Você trabalha muito, como divide o tempo entre carreira e vida social? Miriam Regina Romon - Atuo nesta área há 25 anos e me dedico ao trabalho de segunda à sexta, mas os finais de semana são para os eternos amigos e a família. Não abro mão!


Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon com amigos - Foto: Acervo Pessoal


Meta - O que e como impactou decidir pela carreira de educadora física?


Miriam Regina Romon - No início foi difícil no âmbito familiar e financeiro, pois tive que começar tudo de novo aos 35 anos. Mas depois fui concretizando meu trabalho e conquistando meus clientes. Os amigos aplaudiram!


Meta - Quais foram as principais barreiras que passou em sua vida profissional?


Miriam Regina Romon - A competição sempre se constituiu como barreira para mim. Não acredito nela como caminho para o crescimento, sempre que precisei lidar com a deslealdade que permeia a disputa por status acabei abandonando o trabalho.


Outra barreira encontrei quando quis me desvincular das academias e trabalhar somente como Personal Trainer. Este mercado ainda era restrito, as pessoas achavam que isto era um luxo para poucos.


Meta - Quais os principais desafios que passou em sua vida pessoal que impactaram em sua profissão?


Miriam Regina Romon - Há 17 anos comecei a ter sintomas de fibromialgia, que teve o diagnóstico confirmado há 12. Isto criou grandes dificuldades, pois esta doença provoca muitas dores e reduz a capacidade funcional.

A atividade física moderada e uma grande mudança nos hábitos alimentares ajudaram a estabilizar o quadro. Claro que uma boa psicoterapia e uma forte busca espiritual fizeram toda a diferença. Hoje consigo trabalhar com pouquíssimas limitações. Foi uma luta!




Meta - Você teve algum mentor, para te ajudar a passar pelos desafios e ter postura frente aos seus clientes?


Miriam Regina Romon - Creio que a semente do senso de postura e elegância já havia sido plantada por meus pais e isso me fez procurar tutores com o mesmo perfil. Procurei me pautar nos professores que me pareciam mais estudiosos, tecnicamente bem preparados e fui atrás de estágio com eles.


Felizmente fui aceita e trabalhei com dois deles durante um bom tempo. Isso me deu boas referências e autoconfiança.


Meta - Você já recebeu premiações? O que você sente e pensa quando recebe premiações?


Miriam Regina Romon - Não. Nunca procurei por isso. Só me preocupo com os resultados junto aos clientes.


As dificuldades na carreira


Meta - Quais foram as maiores dificuldades que você viveu em sua carreira?


Miriam Regina Romon - Durante algum tempo tive meu caminho indefinido: não me adaptava ao ritmo alucinante das academias, tampouco à introspecção das práticas orientais. Depois de alguns anos experimentando vários métodos, encontrei a ginástica funcional e juntei a ela a atenção plena na execução de movimentos globais, orgânicos e fluentes. Pronto! Minha angústia se foi...risos.


Meta - Quais foram os momentos de maior resiliência e superação?


Miriam Regina Romon - O primeiro ainda foi durante o curso na faculdade, quando tive que realizar a corrida sobre barreiras que fazia parte da matéria de Atletismo. Não podíamos deixar de cumprir nenhuma prova e eu tinha muito medo de saltar as barreiras em alta velocidade. Deixei esta prova para o final do ano, como substitutiva, e treinei o ano todo para realiza-la. Foi muito difícil, mas consegui.


Depois, em 1999, veio a meningite. Eu estava no último trimestre dos cursos de especialização, escrevendo meus Trabalhos de Conclusão de Curso, quando fui acometida por uma meningite viral que me deixou muito debilitada. Tive que trancar a matrícula dos cursos e ainda parei de frequentar outros cursos: inglês, informática e psicodrama aplicado.


Além disso, precisei de licença médica do trabalho que fazia em duas academias e como assistente de um professor da faculdade. Retomei as atividades aos poucos.


Com isso aprendi que temos limites e que, apesar de nossa cultura valorizar alta performance, pessoas multitarefas e todo tipo de modelo que desrespeita a Natureza Humana, temos que buscar apoio em nossa força interior, respeitar nossa natureza e não tentar atender às expectativas da sociedade racional em que vivemos.


Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon cantando com o Coro Madrigal - Foto: Acervo Pessoal


A Motivação


Meta - O que te motiva a levantar todos os dias cedo e trabalhar ajudando as pessoas?


Miriam Regina Romon - Eu gosto de trabalhar, estudar e cuidar das pessoas. Quando me deparo com as dificuldades que meus clientes estão vivendo, estudo, procuro meios para resolvê-las e isso me traz uma grande satisfação. Sempre busco também novos materiais para usar nas aulas. Gosto de novidades e acho que isso aumenta o interesse dos clientes.

Dia a dia da profissional


Meta - Como você gerencia sua carreira?


Miriam Regina Romon - Eu administro a agenda: horários de atendimento, estudo, prática de exercícios e assuntos pessoais. Eu crio e público Fanpage, Site e anúncios. Antes de ser Educadora Física eu administrava contratos; esta bagagem está sendo muito útil agora e adoro organizar e lidar com as diferentes plataformas digitais.


Novas Perspectivas


Meta - Como ampliar os horizontes corporativos a partir de suas experiências?


Miriam Regina Romon – Tenho um projeto em mente com a proposta de ensinar ergonomia no trabalho. Como minimizar o impacto dos movimentos e posturas usados no trabalho, sobre músculos e articulações.


Qual a melhor forma de executar os movimentos para evitar lesões e ensinar métodos de "descompressão" articular e muscular. Mostrar à Empresa que ganhos ela terá com relação à produtividade, redução do número de funcionários em licença médica e outros benefícios mútuos.



Planos para o futuro


Meta - Quais são seus sonhos para o futuro?


Miriam Regina Romon – Montar o Espaço físico ideal para a prática da Ginástica Funcional, Danças Circulares e Workshops voltados para as várias áreas da saúde.


Já tenho todo o equipamento e acessórios, até para a cozinha...risos... Estou procurando uma boa parceria para fazê-lo, mesmo que não seja colega de profissão, pois não quero seguir trabalhando sozinha.


Hobbies


Meta - Quais são os seus hobbies?


Miriam Regina Romon – Adoro cantar. Sempre gostei e, às vezes, me aventuro a subir no palco e fazer minha alma feliz.


Agora faço parte do Coro Madrigal e ensaiamos toda quarta à noite. Isso é um deleite para mim!

Outro hobbie é fazer trecking, tomar banho de cachoeira. Ahhhhh... isso me recarrega!


Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon em atividades de Trecking - Foto: Acervo Pessoal

Dicas para as novas empreendedoras


Miriam Regina Romom, com movimentação orgânica ela traz a saúde e bem estar para o corpo por Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Miriam Regina Romon - Foto: Acervo Pessoal

Meta - Como se sente quando influencia mulheres a seguirem a sua carreira?


Miriam Regina Romon – Feliz em compartilhar a inspiração que me move.


Meta - Qual a mensagem que voce quer transmitir para a leitora empreendedora?


Miriam Regina Romon – Acredite no guia interno e busque fazer um trabalho excelente, aspirando sempre o crescimento de todos os envolvidos. Não tem como dar errado!!!


Meta - Quais são suas dicas para quem está começando?


Miriam Regina Romon – Buscar uma profissão para a qual você sente que tem vocação e pode fazer um trabalho para o bem comum. Assim haverá sentido nas tarefas e motivação para inovar, sempre.


Rapidinhas

Descreva-se sua personalidade em 3 palavras

Determinada, proativa e sensível.

O que está lendo neste momento:

Mulheres que Correm com os Lobos e Desvendando o Emagrecimento

Um símbolo de status ou luxo para você:

Cultura

3 grandes habilidades suas:

[if !supportLists]· [endif]Aprendo rápido

[if !supportLists]· [endif]Trabalho facilmente em equipe

[if !supportLists]· [endif]Fácil Comunicação oral e escrita

Miriam Regina Romon em aniversário do seu Pai ao completar 80 anos- Foto: Acervo Pessoal

Quem você admira e porque?

Meu pai, por conta da força de seu caráter.

Gandhi, por ter vencido a força sem levantar um dedo

Meu irmão, por resistir no meio corporativo há mais de 30 anos e ter chegado onde queria, trabalhando honestamente e com amo

E mais todas as pessoas que conheço que são francas, verdadeiras e dedicadas!

Qual a sua cor favorita?

Resposta: Sempre gostei do amarelo, mas agora to mais Azul J

Seu refúgio?

Resposta: Minha casa

Como você se conecta com seu interior?

Costumo caminhar rezando... É ótimo!

 

Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com

Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta

Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |

Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share fot the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.

 

bottom of page