top of page

Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora


Lúcia Otero, nasceu em São Paulo, capital, em 20 de novembro, sob o signo de escorpião. É uma mulher carismática, dedicada e exigente em tudo que faz.


Trabalhou durante 20 anos como Secretária Executiva Bilíngue, agarrou a experiência de trabalhar com executivos muito bem organizados e colaborativos, o que facilitou muito a sua rotina para tornar-se empreendedora há mais de 10 anos na área de Treinamento e Desenvolvimento Humano em São Paulo.


Ela marcou presença no CONAMETA - Congresso Nacional on line Meta Mulheres Empreendedoras, transformando ações do Portal Meta Mulheres Empreendedoras em 17 de outubro com a Palestra Vídeo aula - Empreendedorismo Feminino.


Lúcia Otero, está em entrevista exclusiva à coluna Inspire-se nessas Mulheres! do Portal Meta Mulheres Empreendedoras, e conta como migrou da área de Secretária Executiva Bilíngue onde trabalhava para seu próprio empreendimento. Na entrevista ela compartilha suas experiências e vivências.


Confira abaixo.


Sobre ela

Comecei a trabalhar aos 14 anos e sempre estive voltada para a área de Humanas. Tive minha carreira na área secretarial, iniciando como Secretária Júnior até Secretária Bilíngue Executiva perfazendo 20 anos de trabalho.


Cursei faculdade de Administração de Empresas, Gestão de Pessoas na UNIP - Universidade Paulista e diversos cursos de especialização da área secretarial, comunicação. Hoje atuo como Educadora Corporativa e Coach.

Fiz vários cursos de Comunicação, Redação, Secretária Executiva e mais recentemente fiz os cursos de Practtioner PNL, Life Coach e Analista Comportamental no Cenacoaching – Centro Nacional de Coaching.


"Eu ajudo Líderes e Empreendedores a utilizar o seu potencial máximo para que tenham uma vida mais plena” comenta Lúcia


Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

Lúcia Otero em Formação em PNL e Coaching - Foto: Acervo Pessoal


A Carreira de Empreendedora


Trabalhei em empresas nacionais como Grupo Silvio Santos e Laboratório de Análises Clínicas e internacionais como Solvay do Brasil e Reckitt Benckiser Brasil.


Foi muito enriquecedor dar suporte às diversas áreas e executivos, que me proporcionaram conhecer a empresa como um todo: Serviços Administrativos, Supply, TI, Recursos Humanos, Jurídico, Superintendência.


Pude aprender a lidar com pessoas diferentes, ser mediadora em conflitos, trabalho em equipe, trabalho em projetos e administração de serviços de apoio.

Meta - O que e como impactou em sua família, amigos e relacionamentos decidir pela carreira de empreendedora?


Lúcia Otero – Minha família sempre me apoiou e sempre desejaram que eu fosse feliz. Felicidade e sucesso são conceitos muito pessoais, e para mim ser feliz é fazer algo que eu amo e que me permite ajudar pessoas!


Meta - Você atua há quanto tempo como empreendedora e como divide o seu tempo?


Lúcia Otero – Atuo há 14 anos na área de desenvolvimento humano. Procuro manter uma agenda flexível, que me permita atender meus clientes e ter tempo para meus assuntos pessoais. Sou cristã evangélica e tenho vários compromissos na minha igreja e também tenho muitos amigos e ex-colegas de trabalho com quem mantenho contato.


Meta - Como você se prepara diariamente para gerir seus negócios e explique porque abrir o seu negócio?


Lúcia Otero – Desde 2003, atuo como Profissional Autônoma, na categoria MEI – Micro Empreendedor Individual.


Como prestadora de serviços de desenvolvimento humano passei a ministrar treinamentos comportamentais e programas de desenvolvimento para líderes para diversas empresas e eu precisava estar devidamente legalizada.


É um grande desafio, pois preciso ter um controle rigoroso das entradas, visto que alguns meses do ano não acontecem eventos na área de desenvolvimento. Tenho uma carteira de clientes que atendo com frequência e também atuo por meio de Consultorias parceiras.


Meta - Que tipo de serviços você oferece?


Lúcia Otero – Meus treinamentos são para Lideres e Gestores, Secretárias e Assistentes, Empreendedores e Atendimento ao Cliente. No momento estou desenhando os cursos que serão oferecidos via EAD.


Além dos treinamentos atendo como Mentora para Empreendedoras e Secretárias e Coach para profissionais diversos.


Também aplico testes de avaliação comportamental – Assessment - que ajudam o profissional, empresário e empreendedor a entender as suas forças e áreas de melhoramento.

"Você precisa melhorar a sua produtividade?

Quer ganhar mais autoridade?

Quer evoluir na sua vida pessoal e profissional?

Faz sentido para você desenvolver habilidades

capazes de torná-lo uma pessoa de alta performance?" pergunta Lúcia


Lúcia Otero no vídeo Autofeedback do Líder


Meta - É você quem cuida da sua agenda, vende os serviços?


Lúcia Otero - Todas as atividades ainda estão centralizadas em mim. Assim que conseguir colocar os cursos EAD para serem comercializado pretendo ter uma secretária virtual para cuidar da agenda.


Meta - Como faz a divulgação, gerencia sua agenda e seus serviços?


Lúcia Otero – Tenho meu canal no youtube e a divulgação ainda é modesta, somente no Facebook e Linkedin.


Meta - Como você gerencia sua carreira?


Lúcia Otero - Quando saí do mundo corporativo não tinha definido a minha carreira. Não tinha preparado o plano B, pois achava que me aposentaria na última empresa que trabalhei.

As coisas aconteceram de uma forma natural, e minha irmã que era Superintendente de Recursos Humanos contribuiu para que eu me direcionasse para a área de desenvolvimento humano.

Hoje tenho meu planejamento melhor estruturado e tenho metas para 2 e 5 anos, quando pretendo trabalhar mais de forma voluntária.


Meta - Você teve algum mentor em sua carreira para te ajudar a passar pelos desafios?


Lúcia Otero - Infelizmente não contei com ajuda de mentor, muito do que conquistei deve-se ao meu esforço pessoal e por ser autodidata. Entretanto, sei que Deus sempre esteve presente comigo em todos os momentos.


Meta - Você já recebeu premiações? O que você sente e pensa quando recebe premiações?


Lúcia Otero - Não recebi nenhuma premiação formal ainda! risos.... Em todos trabalhos que executei sempre fui mencionada como uma profissional dedicada.



Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

Programa Voluntário Encontro de Consultores - Foto: Acervo Pessoal

A vocação


Meta - Em que momento de sua vida, sentiu vocação para a sua carreira para empreender?


Lúcia Otero – Eu sempre soube que seria professora!

Desde pequena era a minha brincadeira predileta, e tão logo pude, voltei para a área de desenvolvimento humano, contudo focado para o ambiente corporativo considerando que, o ensino acadêmico não consegue formar profissionais com competências comportamentais desenvolvidas.


Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

Lúcia Otero em Palestra no Grupo Throca de Recursos Humanos - Foto: Acervo Pessoal


As dificuldades, desafios e superações


Meta - Quais foram as principais barreiras que passou em sua vida profissional?


Lúcia Otero – Por incrível que pareça a grande barreira sempre foi a concorrência entre mulheres.

Ainda precisamos aprender a apoiarmos umas às outras e sentir alegria quando uma mulher ocupa cargos de destaque.


Meta - Quais foram as maiores dificuldades que você viveu em sua carreira?


Lúcia Otero – A maior dificuldade foi dominar o idioma inglês e espanhol para contato com a matriz e América Latina.


Meta - Quais os principais desafios que passou em sua vida pessoal que impactaram em sua profissão?


Lúcia Otero – Sempre trabalhei com executivos muito bem organizados e colaborativos, o que facilitou muito a minha rotina.


Meta - Quais foram os momentos de maior resiliência e superação? O que você aprendeu com isso?


Lúcia Otero – O maior aprendizado foi o trabalho de projeto de implantação de novo sistema de gestão, com vários protagonistas da América Latina, ficava 24 horas disponível para atender a todas necessidades do projeto, profissionais e pessoais, e esse projeto durou 4 meses.

Aprendi a ser rápida na tomada de decisões, conciliadora e com foco no resultado.



As Mudanças


Meta - Quais foram os seus principais erros que mudaram o seu ponto de vista e te ajudaram a crescer no seu negócio?


Lúcia Otero – Assim como todo profissional da minha geração, aprender a divulgar trabalho no mundo virtual foi uma das coisas que não quis fazer. Eu achava que o meu trabalho por sí seria recomendado. Demorei muito para entrar no mundo digital e isso me custou caro. Hoje percebo que já poderia ter consolidado a minha autoridade se tivesse feito direitinho a lição de casa.


A Motivação

Meta - O que te motiva a levantar todos os dias cedo e trabalhar?


Lúcia Otero - Saber que eu posso influenciar e ajudar alguma pessoa por meio da minha mensagem pessoal, profissional e cristã.


Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

Lúcia Otero no Programa de Desenvolvimento de Líderes Grupo Pão de Açúcar | Foto: Acervo Pessoal


Novas Perspectivas


Meta - Como ampliar os horizontes corporativos a partir de suas experiências?


Lúcia Otero - Entendo que para ampliar minha atuação devo ministrar treinamentos no idioma inglês, e também fazer atendimento de Coaching para estrangeiros. Para isso pretendo retomar minhas aulas de inglês.


Meta - Quais são seus sonhos para o futuro?


Lúcia Otero - Meus planos são ter 4 cursos oferecidos no formato EAD, ministrar palestras e treinamentos em inglês e ter tempo para viagem ao exterior.


Hobbies


Meta - Quais são os seus hobbies? Em que momento você pode faze-los?


Lúcia Otero - Hobby propriamente dito não tenho. Sou super tranquila e gosto de estar com amigos e família.


Dicas para as novas empreendedoras


Meta - Como se sente quando influencia mulheres a seguirem a sua carreira?


Lúcia Otero - É a minha missão: transformar pessoas por meio do conhecimento e torna-las mais produtivas e felizes.


Meta - Qual a mensagem que você quer transmitir para a leitora empreendedora?


Lúcia Otero - Que cada empreendedora busque o conhecimento de si e do negócio que pretende desenvolver. Se possível conte com a ajuda de outra profissional, mentor ou coach para ajudá-la a superar os obstáculos mais rapidamente.

E principalmente, que acredite que pode fazer o que quiser, basta dedicar-se!


Lembre-se desta frase: “Defina sucesso com seus próprios termos, o alcance segundo as suas próprias regras e viva uma vida da qual se orgulhe.” Anne Sweeney, que foi vice-presidente da Disney.


Meta - O que você diz para quem sonha em desempenhar e desenvolver-se como você? Quais são suas dicas para quem está começando?


Lúcia Otero - Atuar na área de desenvolvimento humano exige estudo e sensibilidade. Recomendo procurar boas escolas e entrevistar profissionais que sejam referência para saber como elas chegaram onde estão. Não existe mágica: existe dedicação, persistência e renuncias!


Meta - Qual o legado que deixa para o mundo?


Lúcia Otero - Preencher a lacuna deixada pelo ensino acadêmico, preparar o indivíduo nas suas competências para o convívio corporativo. Assim posso orientar de forma prática e vivencial para a obtenção de resultados mensuráveis e despertar o interesse pelo aprendizado contínuo.


Ajuda-los a focar na construção de uma carreira sustentável e gerar um legado para as próximas gerações.


Tenho orgulho por ter participado do desenvolvimento de mais de 10 mil jovens e adultos que mudaram a sua história por meio da educação, que saíram do anonimato e hoje são referência nos seus ambientes sociais e profissionais.

E a certeza de que quanto mais ensino, muito mais aprendo.


"Quero te conduzir a conhecer mais sobre

o potencial ilimitado que cada um de nós tem

e de como podemos alcançar resultados espetaculares.

Você nem faz ideia do que é capaz!" reforça Lúcia

Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

Lúcia Otero em evento Apoio ao Empreendedorismo Feminino – MEC | Foto: Acervo Pessoal


Rapidinhas


Lúcia Otero de Secretaria Executiva à Empreendedora por Portal Meta - Mulheres Empreendedoras

3 grandes habilidades suas:

Sou boa condensadora, negociadora e anfitriã.

Qual a sua cor favorita?

Xi.... eu gosto de todas! Sou uma mulher de fases....

Um símbolo de status ou luxo para você:

Não valorizo muito isso, mas... viajar para o exterior todo ano é um luxo!

Quem você admira e por que?

Muitos são os executivos e executivas que admiro, contudo nesse momento minha admiração vai para Marineide dos Santos Silva, a Neide, do Vidas Corridas que faz um trabalho social maravilhoso com adultos e crianças carentes da periferia de São Paulo.

O que está lendo neste momento:

Propósito – A coragem de Ser quem somos de Sri Prem Baba e O Poder do Agora de Eckhart Tolle

Minha mensagem favorita:

“Os meus maiores sucessos chegaram no seguimento de grandes fracassos. Barbara Corcoran”- Isso me estimula a continuar e a aceitar que ocorram fracassos e que eu aprenda com eles, incluindo a premissa da PNL de “intenção positiva” que diz toda escolha é feita para acertar, ninguém escolhe não dar certo!

Seu refúgio?

Minha casa, meu lar, meu cheiro!




 

Hub Portal Meta Mulheres Empreendedoras

Entre em contato - portalmetamulheres@gmail.com

Navegue no site - https://portalmetamulheres.wixsite.com/meta

Siga-nos nas Mídias Sociais: Facebook | G+ | Twitter | Pinterest | Instagram | YouTube | Linkedin | Blog de Notícias |

Copyright 2017 Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações. Todos os direitos são reservados a agência de criação e marketing de empreendedorismo M11 Marketing e Share fot the future. Todos os textos, imagens, logotipos, gráficos, arquivos de som, arquivos de animação, arquivos de vídeo e sua disposição em sites na Internet do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações estão protegidos por direitos autorais e de propriedade intelectual.Esses objetos não podem ser copiados para uso comercial ou distribuição, nem podem ser modificados ou republicados em outros sites.Tanto o site, quanto o Blog do Portal Meta Mulheres Empreendedoras Transformando Ações na Internet também contêm imagens que estão protegidas por direitos autorais de seus provedores.A utilização para fins pessoais, comerciais ou qualquer outro uso dos materiais fornecidos neste site é proibida.

 

bottom of page